O S&OP é um processo participativo, que reúne profissionais de diversas áreas, de dentro e de fora da empresa. Nas variantes mais maduras e evoluídas desse processo, há departamentos ou áreas funcionais de uma empresa e de sua cadeia de suprimentos que devem participar de todas as reuniões mensais de S&OP.
Considerando-se as variantes mais maduras de S&OP, devem participar de todas as reuniões mensais:
- A Marketing, Vendas, Produção, Compras, Supply Chain/logística, Finanças, desenvolvimento de novos produtos, clientes-chave, fornecedores-chave
- B Marketing, Vendas, Produção, Compras, Supply Chain/logística, desenvolvimento de novos produtos, fornecedores-chave
- C Marketing, Vendas, Produção, Compras, Supply Chain/logística, desenvolvimento de novos produtos, clientes-chave, fornecedores-chave
- D Vendas, Produção, Compras, Finanças, desenvolvimento de novos produtos, clientes-chave, fornecedores-chave
- E Vendas, Produção, Compras, Supply Chain/logística, Finanças, desenvolvimento de novos produtos, clientes-chave