O sucesso de uma prótese total convencional a longo prazo é aferido pela integridade e saúde dos tecidos com os quais ela mantém um contato mais direto. Por conseguinte, tal sucesso depende principalmente das orientações sobre os cuidados de higienização e manutenção dessas próteses.
Sobre as orientações que o cirurgião-dentista deve passar ao paciente, selecione a alternativa CORRETA.
- A A higienização das próteses deve ser realizada de maneira mecânica, por escovação com escova de dente convencional e dentifrícios, em função de sua capacidade abrasiva.
- B A higienização das próteses pode ser realizada de maneira química, através da imersão da prótese em hipoclorito de sódio na concentração entre 2 e 3% (água sanitária).
- C A higienização das próteses deve ser realizada de maneira mecânica, por escovação com escova própria para prótese e sabão neutro, associada a uma solução química desinfetante.
- D O uso de soluções químicas efetivas elimina a necessidade de utilização do método mecânico, por escovação com escova de dente convencional, na remoção de biofilme.
- E O uso do digluconato de clorexidina é contraindicado para a desinfecção de prótese total, pois não é efetivo na eliminação de microrganismos e pigmenta a prótese.