Questão 1 Comentada - Prefeitura de São Miguel do Oeste - Médico cardiologista - AMEOSC (2025)

A Iniciativa HEARTS nas Américas, implementada no Brasil em parceria com o Ministério da Saúde, busca aprimorar o manejo das doenças cardiovasculares na Atenção Primária à Saúde (APS). A estratégia se baseia em um conjunto de pacotes técnicos para otimizar o controle da hipertensão e a prevenção secundária. Considerando a aplicação clínica desta iniciativa, analise as afirmativas a seguir:

I.Um dos pilares da iniciativa para o controle da hipertensão arterial baseia-se na utilização de protocolos de tratamento padronizados e simplificados, que podem ser adaptados ao contexto local para facilitar a adesão e a intensificação terapêutica.
II.A estratificação de risco cardiovascular, dentro da iniciativa, substitui o uso dos escores de risco tradicionais por um modelo baseado exclusivamente na presença de comorbidades, como diabetes e doença renal crônica, desconsiderando os níveis pressóricos e lipídicos.
III.A organização dos serviços proposta pela iniciativa inclui o trabalho em equipe multiprofissional, com delegação de tarefas como a aferição da pressão arterial e o aconselhamento sobre estilo de vida a profissionais não médicos, otimizando o fluxo do cuidado.

Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.