Questão 35 Comentada - Prefeitura de Duas Estradas-2 - Psicólogo - CPCON (2024)

O Estatuto da Pessoa Idosa determina que a política de atendimento à pessoa idosa deverá ser executada por meio do conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, envolvendo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. De acordo com este documento legal, apenas uma das alternativas a seguir faz parte das linhas de ação da política de atendimento:

  • A Políticas e programas de assistência social, em caráter supletivo, para aqueles que necessitarem, além de serviço de identificação e localização de parentes ou responsáveis por pessoas idosas abandonadas em hospitais e instituições de longa permanência.
  • B Políticas e programas de assistência social, em caráter obrigatório, para toda pessoa idosa, além de serviço de identificação, localização e busca ativa de parentes ou responsáveis por pessoas idosas abandonadas em hospitais e instituições de longa permanência.
  • C Políticas e serviços especiais com atendimento universalizado de prevenção e socorro às vítimas de violência doméstica.
  • D Políticas de proteção jurídico-social, de modo a assegurar o financiamento supletivo de entidades públicas ou privadas de defesa dos direitos das pessoas idosas.
  • E Políticas de mobilização da opinião pública, por meio de campanhas permanentes, no sentido da participação dos diversos segmentos da sociedade no atendimento e proteção que visem a promover a liberdade e a autonomia da pessoa idosa.