Questão 34 Comentada - UFOPA - Bibliotecário - CEPS-UFPA (2025)

Tendo em vista os princípios de indexação tratados por Lancaster (2004), no capítulo 2 do seu livro Indexação e Resumos: teoria e prática, analise as afirmativas a seguir.

I. Os esquemas de classificação bibliográfica, como a Classificação Decimal de Dewey, são considerados tipos de vocabulários controlados.
II. A indexação por atribuição é considerada uma etapa da análise conceitual da indexação de assuntos.
III. A indexação de assuntos e a redação de resumos são atividades relacionadas, pois ambas implicam a preparação de uma representação descritiva dos documentos.
IV. O vocabulário controlado é uma estrutura semântica e destina-se a controlar sinônimos, optando por uma única forma padronizada, diferenciar homógrafos e reunir ou ligar termos relacionados.
V. A análise conceitual é a segunda etapa da indexação de assuntos, ela envolve a conversão conceitual de um documento num determinado conjunto de termos de indexação.

Estão corretas

  • A I e III, somente.
  • B I e IV, somente.
  • C I, II e IV, somente.
  • D II, III e IV, somente.
  • E II, IV e V, somente.