Questão 36 do Concurso FEPAM | Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - Rio Grande do Sul (FEPAM) - Engenheiro Florestal - Instituto Consulplan (2023)

Dentre os mais antigos relatos há registros que em 1122 a.C., um imperador chinês contratou um silviculturista, cuja principal tarefa era o desbaste, a poda e a limpeza das florestas. Os romanos conheciam o regime de alto fuste e começaram a planejar a utilização das florestas desde 23-79 d.C. Desbaste é a redução do número de árvores que crescem em um determinado povoamento, de modo a condicionar a competição e dar às árvores restantes mais espaço, luz e nutrientes para o seu bom desenvolvimento. Considerando que esta operação é efetuada após o fechamento do dossel do povoamento como dinâmica de um processo fisiológico para aumentar absorção de água, luz e nutrientes e aumentar a produtividade, assinale a afirmativa correta. 
  • A O desbaste pelo baixo consiste em eliminar a maior parte das árvores da classe dominada e subdominada, ou seja, aquelas cujas copas se encontram nos níveis inferiores. Após este processo, depois do desbaste por baixo restam no povoamento as árvores da classe dominante e codominante.
  • B Há no processo de desbaste diferentes graus de intensidade. Nos diferentes estratos, temos o desbaste leve que é utilizado normalmente para folhosas. O processo consiste na remoção de todas as árvores doentes, mortas, a morrer, inclinadas, todas de copas demasiadamente expandidas, a maior parte das dominantes defeituosas, algumas dominantes bem conformadas, mas demasiadamente juntas e parte das codominantes.
  • C O desbaste pelo alto ocorre quando se cortam as árvores do estrato médio a superior do povoamento com a finalidade de desafogar as dominantes e codominantes que interessa manter até ao final da rotação, isto é, os cortes são realizados por cima, para abrir o estrato superior, favorecendo as árvores mais promissoras deste estrato. Este método tem a finalidade de desbaste que permitir que as árvores dos estratos inferiores venham atingir o valor comercial.
  • D O desbaste sistemático consiste em que as árvores dominantes, codominantes, mortas e doentes são eliminadas do povoamento para estimular as árvores das classes inferiores. Neste método de desbaste são removidas indiscriminadamente as árvores do estrato superior em favor das que possuem menores dimensões. O desbaste sistemático requer uma inspeção individual das árvores e no momento fisiologicamente ideal é necessário o desrame baixo para poder efetuar a classificação das árvores.
  • E No desbaste pelo alto, independentemente do grau de intensidade do desbaste, cortam-se principalmente árvores das classes superiores e no terreno ficam árvores das classes intermédias e as árvores dominadas saudáveis. Neste tipo de desbaste, o rendimento é mais elevado que no desbaste pelo baixo, porque as árvores com diâmetros maiores podem ser vendidas a bom preço, havendo, assim, algum retorno de capital e, consequentemente, uma redução dos custos de desbaste por metro cúbico. O desbaste pelo alto proporciona rendimentos mais altos que o desbaste pelo baixo, que não deve ser aplicado durante a rotação inteira, porque reduz o incremento do povoamento.