Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) - Inspetor - Engenharia Civil - Cargo 4 (2015) Questão 86

Foi concluído o sistema de abastecimento de água de uma cidade que conta com seis meses de estação chuvosa e outros seis de estação seca. As vazões e a demanda estão representadas no hidrograma anual, na figura I.

Para reduzir a variabilidade temporal da vazão e viabilizar a captação de água bruta durante o ano todo, foi construída uma barragem de concreto, com vertedor do tipo Creager, sem extravasor controlado. A barragem foi construída em um vale estreito, encaixado em um maciço rochoso fraturado (figura II). Na construção, houve necessidade de desmonte de rocha por meio de explosivos. Na sequência, houve a concretagem do dissipador e do maciço da barragem (vertedor Creager). O reservatório foi projetado para reservar a quantidade de água necessária para fazer frente ao consumo nos meses de estiagem. A barragem é representada esquematicamente na figura III.



Após a inauguração e entrada em operação da barragem e da estação de captação, verificou-se que, nos períodos de estiagem, a barragem não reservava o volume projetado. A perda do volume era rápida, o que obrigou as autoridades locais a instituírem o racionamento na cidade.


Com referência a essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

O fato de a barragem não possuir extravasor controlado, por exemplo, por meio de comporta, impede que o reservatório exerça a função de amortecer ou atenuar cheias, o que restringe seu emprego à regularização da vazão para controle nos períodos de estiagem.

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar