Aplicada à Biblioteconomia, a técnica deve ser vislumbrada como um instrumento de ação em centros de informação, especialmente bibliotecas a partir da proposição de instrumentos que facilitem os processos de organização, representação, tratamento, mediação, acesso, uso e apropriação da informação em contextos mais específicos que possam servir de modelos ou subsídios para construtos mais amplos. O ponto áureo da tecnicidade e normatividade da Biblioteconomia se dá quando da utilização das Normas Técnicas de Informação e Documentação, que fazem parte do contexto de atuação da Biblioteconomia em torno de pesquisas, e, principalmente, no que se refere às práticas e execuções profissionais de bibliotecários, estudantes, professores e pesquisadores da área.
A norma técnica pode ser entendida como um:
A norma técnica pode ser entendida como um:
- A Sistema que se propõe a descobrir leis que possam explicar a realidade em sua totalidade.
- B Documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.
- C Material que busca o conhecimento e a compreensão de fenômenos naturais e leis fundamentais, sem preocupações imediatas com aplicações práticas ou tecnológicas. Concentra-se na investigação teórica e experimental para expandir o conhecimento em determinada área do conhecimento.
- D Documento baseado em uma estrutura hierárquica decimal, onde os números inteiros são divididos em dez classes principais, representadas pelos algarismos de 0 a 9. Cada classe principal é subdividida em categorias mais específicas, permitindo uma classificação mais detalhada dos materiais.
- E Conjunto de práticas, processos e estratégias utilizadas por uma organização para capturar, criar, armazenar, compartilhar e utilizar o conhecimento de forma eficiente e eficaz. Essa disciplina visa melhorar o desempenho organizacional, promover a inovação, facilitar a tomada de decisões e impulsionar a aprendizagem contínua.