Prefeitura Municipal de São Borja - Professor - História (2019) Questão 38

Pedro Paulo Funari (GRÉCIA; ROMA, 2004) afirmou que o mundo micênico desapareceu no século XI a.C. gradativamente, sem que se saiba o que ocorreu. Palácios deixaram de ser usados, assim como a escrita, até que uma nova civilização, sem palácios, viesse a surgir. Sobre este contexto, assinale a alternativa correta.

  • A A civilização micênica floresceu e a principal atividade econômica era a agricultura, controlada e praticada por comunidades patriarcais.
  • B Os micênicos não deixaram documentos escritos, mas foram encontrados grandes quantidades de vestígios arqueológicos que contribuíram para a compreensão desta civilização.
  • C Os documentos posteriores a Micenas mais antigos são os poemas atribuídos a Homero, poeta que teria organizado os registros escritos da guerra entre gregos e troianos.
  • D O poema Ilíada descreve o retorno de Odisseu de Tróia até a ilha de Ítaca, caminho no qual enfrentou tempestades e o canto de sereias, pássaros com cabeças de mulher que habitavam uma ilha deserta e atraíam os marinheiros para a morte.
  • E A chegada dos gregos ao território significou a chegada de um elemento novo que se misturou com seus predecessores para criar, lentamente, uma civilização e estendê-la; ou seja, foi uma grande mistura de elementos culturais que foram adaptados pelos gregos.

Encontre mais questões

Voltar