Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul (MPE-MS) - Engenheiro Agrônomo (2013) Questão 68

Para  algumas  regiões  do  Brasil,  o  controle  das  condições  edafoclimáticas  pode  propiciar  alguns  benefícios  na  produção de hortaliças e flores, sob cultivo protegido. 

Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.

  • A Um efeito do excesso de umidade do ar no interior dos ambientes protegidos é a sua condensação na face interna do filme plástico de cobertura com um consequente aumento na transmitância da radiação e na temperatura.
  • B No Brasil, há necessidade de proteção da chuva, mas não de retenção de calor, portanto o plástico é o material ideal. Ele permite a perda da radiação infravermelha.
  • C As estufas de vidro são utilizadas nos estados de clima frio porque há menor incidência de radiação infravermelha, necessária para o acúmulo de calor.
  • D O ambiente de casa de vegetação proporciona menor dispersão da radiação solar em seu interior, causando aumento na fração solar difusa com maior contribuição na faixa da radiação fotossintética.
  • E O correto manejo da umidade se faz necessário para a aplicação de defensivos agrícolas e fitorreguladores, sendo que esses produtos não devem ser aplicados com mais de 55% de umidade relativa.

Encontre mais questões

Voltar