Questão 21 Comentada - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) - Médico alergista e imunologista - FGV (2010)

A formação do repertório de linfócitos T ocorre no timo através de diferentes etapas, levando a formação de células T CD4+ e T CD8+.

Em relação a este processo, assinale a opção incorreta.
  • A Os timócitos sofrem processos de seleção positiva e negativa no timo, quando de seu amadurecimento, e a grande maioria dos timócitos morre por apoptose.
  • B Este processo leva à seleção de todas as células T que reconhecem moléculas de MHC dentro de certo nível de afinidade, gerando células restritas ao MHC autólogo.
  • C As células epiteliais tímicas são importantes para a seleção de timócitos.
  • D Durante o processo de diferenciação, são selecionadas apenas as células T que não reconhecem moléculas de MHC e este processo é chamado de seleção positiva.
  • E Na fase do processo de seleção denominado seleção negativa, são eliminadas as células T que apresentam alta afinidade por moléculas de MHC ou peptídeos endógenos.