Questão 36 Comentada - Prefeitura de Viçosa-2 - Enfermeiro Plantonista - COPEVE-UFAL (2024)

O Processo de Enfermagem (PE) é uma ferramenta para organização do cuidado e do processo de trabalho dos profissionais de enfermagem, capaz de conferir poder e identidade, uma vez que possibilita a divisão do trabalho por critérios de complexidade das pessoas cuidadas, segundo pressupostos teóricos e acurácia propedêutica. Nesse âmbito, incorporar as Teorias de Enfermagem de Médio Alcance na prática da enfermagem contribui para necessidades específicas dos processos de cuidar, de administrar e de educar em enfermagem.
Sobre as Teorias de Enfermagem de Médio Alcance alternativa correta.

  • A A Teoria dos Cuidados de Kristen Swanson alicerça o PE e propõe três processos básicos que dão significado ao cuidado. São eles: conhecer, estar com e possibilitar.
  • B A primeira fase do PE, a partir da aplicação da Teoria da Incerteza na Doença, coloca em prática as estratégias de coping com apoio das fontes de estímulos disponíveis.
  • C Apoiado na Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba, o enfermeiro implementa o PE nos quatro contextos da experiência humana, quais sejam: físico, psicoespiritual, sociocultural e ambiental.
  • D O Modelo Teórico de Promoção da Saúde proposto por Nola Pender, compreende que as influências situacionais não influenciam no compromisso ou na participação em comportamentos promotores de saúde.
  • E Segundo a Teoria das Transições, de Afaf Meleis, as transições situacionais referem-se às mudanças que ocorrem ao longo do ciclo vital, a exemplo do nascimento, da adolescência, do envelhecimento ou da morte.