Questão 98 Comentada - Polícia Civil do Estado de Sergipe (PC-SE) - Delegado de Polícia - Curso de Instrução - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (2020)

    Maria, de vinte e seis anos de idade, saiu da faculdade onde estudava por volta das 23 h e, sozinha, dirigiu-se a pé rumo a sua residência. No trajeto, foi abordada por trás, tomou um golpe “mata leão” de seu algoz, que exalava forte hálito etílico, e, em seguida, foi arrastada para um matagal ermo. A vítima tentou se libertar, arranhando os braços do autor. Ao chegar ao matagal, ainda se mantendo por trás da vítima, o autor mandou que ela cobrisse o rosto com o próprio vestido. Ele abaixou a calcinha dela e manteve, com violência, coito anal e vaginal, até ejacular. Após a violência, o criminoso determinou que a vítima se mantivesse deitada, com o rosto voltado para o chão, e que contasse até cem, quando, então, poderia sair correndo. A vítima cumpriu a ordem e, após a contagem, levantou-se. Verificou a presença de uma garrafa de cachaça quase vazia no local e percebeu que sangrava e que sua região genital, coxas e calcinha estavam molhadas de esperma. Ela avistou de longe uma casa e correu até lá, pedindo ajuda. Na residência, a moradora prestou-lhe socorro, permitindo que Maria tomasse banho, e lhe emprestou roupas limpas para vestir. Em seguida, Maria dirigiu-se à delegacia de polícia, levando consigo, em um saco plástico, a garrafa de cachaça encontrada no local e as suas vestes sujas.



A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.


A análise da garrafa de cachaça e de seu conteúdo é irrelevante, porque não proporcionará subsídio para as investigações, uma vez que a vítima, ao tê-la levado para a delegacia, não preservou o local do crime.

  • Certo
  • Errado

Gabarito comentado da Questão 98 - Polícia Civil do Estado de Sergipe (PC-SE) - Delegado de Polícia - Curso de Instrução - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (2020)

A questão abordou o tema dos vestígios em uma investigação policial. As roupas da vítima e a garrafa, por serem elementos materiais encontrados no local do crime, se enquadram na definição de vestígios: marcas, sinais ou materiais que indicam a ocorrência de um crime. Conforme o Código de Processo Penal, em seu artigo 158, o exame de corpo de delito é imprescindível quando a infração deixa vestígios. Embora o conceito de vestígio tenha sido abordado corretamente, a questão errou ao afirmar qu...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium