Questão 60 Comentada - Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Técnico - enfermagem - VUNESP (2020)

No que se refere ao esquema de vacinação para a gestante, consta, no Calendário de vacinação para o estado de São Paulo, entre outras recomendações, que

  • A o intervalo mínimo entre a primeira e a segunda dose da vacina hepatite B é de 2 semanas.
  • B o intervalo para a terceira dose da vacina hepatite B pode ser de dois meses após a segunda, desde que o intervalo de tempo decorrido da primeira dose seja, no mínimo, de quatro meses.
  • C caso a gestante tenha recebido duas ou mais doses das vacinas tetravalente, DTP, dTpa, dT, aplicar uma dose de reforço, com a vacina dTpa.
  • D caso a gestante apresente documentação com registro de uma dose da vacina SCR, aplicar a segunda dose até no máximo 28 semanas de gestação.
  • E a vacina dTpa deve ser administrada preferencialmente entre a 20ª e 24ª semana, a cada gestação.

Gabarito comentado da Questão 60 - Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Técnico - enfermagem - VUNESP (2020)

Para responder a esta questão, o candidato precisa ter conhecimento sobre imunização, especificamente o esquema vacinal para gestantes.

A) Incorreta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda dose da vacina hepatite B é de 1 mês.

B) Correta. O Calendário de Vacinação do estado de São Paulo indica que a terceira dose da vacina hepatite B pode ser administrada dois meses após a segunda dose, desde que o intervalo entre a primeira e a terceira dose seja de quatro a seis meses.

C) Incorreta. Caso a gestante tenha recebido 3 ou mais doses das vacinas tetravalente, DTP, dTpa, dT, aplicar uma dose de reforço com a vacina dTpa.

D) Incorreta. Gestantes não podem receber a vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Apenas puérperas podem.

E) Incorreta. A vacina dTpa deve ser administrada preferencialmente entre a 20ª e 36ª semana de gestação, a cada gestação.