Questão 11 Comentada - Prefeitura Municipal de Moreilândia - Técnico - enfermagem - Assessoria, Consultoria Contábil, Previdência e Gestão de Pessoas (2020)

Marque a alternativa que indica o motivo da concordância do sujeito com o verbo nessa oração: O enxame não atacou a raposa.

  • A Nomes próprios de lugares ou títulos de obras precedidos de artigo no plural, o verbo fica no plural.
  • B Sujeito representado por um substantivo coletivo o verbo ficará no singular
  • C Sujeito composto antes do verbo, este fica no plural.
  • D Sujeito composto depois do verbo, este concordará com o mais próximo ou com todos, ficando no plural.
  • E Quando os núcleos do sujeito constituírem uma gradação, o verbo fica no singular.

Gabarito comentado da Questão 11 - Prefeitura Municipal de Moreilândia - Técnico - enfermagem - Assessoria, Consultoria Contábil, Previdência e Gestão de Pessoas (2020)

Quando o sujeito for coletivo (povo, exército, rebanho, grupo, turma, etc...), o verbo ficará no singular.Por outro lado, se o coletivo estiver especificado, o verbo poderá ser conjugado no singular ou plural.Ex.: A multidão de fãs gritou. / A multidão de fãs gritaram.As regras expressas nas outras alternativas também estão corretas, contudo não indicam o motivo da concordância da oração citada. Ótima questão para revisão.

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium