Segundo o modelo teórico de desenvolvimento motor proposto por Gallahue (2001), na infância, aproximadamente entre 2 e 7 anos de idade, acontece a Fase do Movimento Fundamental, na qual as crianças adquirem as habilidades motoras fundamentais, passando por 3 estágios (inicial, elementar emergente e proficiente). Considerando-se essa fase, é correto afirmar que
- A essas habilidades são determinadas pela maturação e pouco influenciadas pelas demandas da tarefa e pelos fatores ambientais, de modo que é raro encontrar adultos que não atingiram o estágio proficiente nas habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.
- B o estágio inicial se caracteriza pelo movimento executado sem algumas partes, com sequência inadequada e uso exagerado ou restrito do corpo, enquanto no estágio proficiente, observa-se desempenho mecanicamente eficiente, controlado e coordenado.
- C nessa fase é mais importante focar na obtenção de graus elevados de habilidade em um limitado número de movimentos em vez de focar no desenvolvimento de uma competência motora básica ampla, ou seja, envolvendo vários movimentos.
- D nas crianças de 5-6 anos, todas as habilidades motoras fundamentais atingem o estágio proficiente, incluindo aquelas que exigem acompanhamento visual e interceptação de objetos em movimento.
- E após alcançar o estágio proficiente, as habilidades básicas não precisam mais ser trabalhadas nas aulas de educação física, pois sua performance já atingiu o desempenho máximo.