Questão 51 Comentada - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Analista Comunicação Social (Manhã) - CESGRANRIO (2024)

Apreender a atenção do público é uma característica fundamental da narrativa na contemporaneidade e apareceu, em 2014, na Pesquisa Brasileira de Mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), como forma de selecionar os veículos de comunicação para o emprego de recursos públicos.
Tendo como objetivo a captura da atenção do público, com relação à elaboração de um texto jornalístico para as plataformas digitais, verifica-se que

  • A podcast é uma forma de entretenimento que se utiliza da linguagem formal para atrair mais o público.
  • B o release e a informação jornalística são rigorosamente iguais, tanto em forma como em conteúdo, e visam apreender a atenção do mesmo tipo de público.
  • C a pirâmide invertida é sempre a melhor forma de trazer o leitor para a notícia, já que resume, em poucas linhas, aquilo que ele precisa saber para estar bem-informado.
  • D o jornalista, figura central na escolha do que deverá ou não ser publicado, é hoje considerado um gatekeeper, já que sua experiência e excelência tornam prescindível a participação do público na seleção das publicações.
  • E a narrativa fortemente adotada nos Estados Unidos nos anos de 1960 e 1970, conhecida como New Journalism, aproxima o jornalista de um contador de histórias, podendo, com isso, em certas situações, apreender com mais eficiência a atenção do público para a informação jornalística.