Questão 23 Comentada - Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial Especialidade: Enfermagem - VUNESP (2025)

Em uma instituição, o cálculo do indicador “Incidência de queda de paciente na internação” (todas as áreas de internação) é de responsabilidade da enfermagem, que, para realizá-lo, dispõe de uma planilha contendo os seguintes dados relacionados ao deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, provocado por circunstâncias multifatoriais:

I. N° de pacientes encontrados no chão, sem dano
II. N° de pacientes encontrados no chão, com dano
III. N° de pacientes que, apesar do amparo durante o deslocamento, chegaram ao chão
IV. N° de pacientes cujo amparo durante o deslocamento evitou que chegassem ao chão

Para o cálculo do indicador, é utilizada a fórmula proposta no Manual de Indicadores de Enfermagem (NAGEH) que consiste em:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considerando esse cálculo, para a construção do numerador, o enfermeiro deverá utilizar os dados constantes da planilha apresentados em

  • A I, II e III, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I, II, III, IV.
  • E II e III, apenas.