Fundação Hemocentro de Brasília - Distrito Federal (Fundação Hemocentro de Brasília - DF) - Diversos Cargos (IADES - 2017) Questão 4




De acordo apenas com as regras de concordância prescritas pela norma-padrão, assinale a alternativa correta.
  • A O período “Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue.” (linhas 1 e 2) poderia ser substituído pela redação Nenhum de nós estamos livres de precisar de uma transfusão de sangue.
  • B Outra redação possível para o trecho “por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.” (linhas 3 e 4) seria por um procedimento médico no qual absolutamente necessário seja absolutamente a transfusão.
  • C Caso o autor julgasse conveniente substituir o termo sublinhado no período “Todos sabemos que é importante doar sangue.” (linha 9) pela expressão A maioria de nós, o verbo da primeira oração tanto poderia permanecer na primeira pessoa do plural quanto ser empregado na terceira pessoa do singular.
  • D A redação nesses últimos dias, tenho dedicado bastante horas ao trabalho e ando meio cansado poderia, se assim o desejasse o autor, substituir o trecho “nesses últimos dias, tenho trabalhado muito e ando cansado” (linhas 11 e 12).
  • E A substituição do período “Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo.” (linhas 16 e 17) pela redação Consequentemente, não podem haver motivos que justifiquem as pessoas deixarem de doá-lo. seria possível.

Encontre mais questões

Voltar