Questão 31 do Concurso Polícia Militar do Estado de Tocantins (PM-TO) - Soldado da Polícia Militar (2018)

“Blocos econômicos são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum, ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado. Os desenhos desses novos mercados, antes de representar uma nova realidade comercial em escala mundial, tendem a transformar-se em um projeto político, resultante de uma decisão de Estados, que pode resultar ou não no aprofundamento da integração entre os países que formam um bloco econômico.”


http://www.camara.leg.br/mercosul/blocos/introd.htm


Atualmente diversos blocos econômicos vigoram, tratando de economia, política e desenvolvimento. Sobre o assunto, é correto afirmar que

  • A o Brasil é membro efetivo do NAFTA, área de livre comércio das Américas.
  • B o Mercosul, criado em 1977, é classificado como uma união econômica e monetária.
  • C a União Europeia, criada há cinco décadas como área de livre comércio, vem sofrendo com a imigração ilegal, já que não permite a livre circulação de cidadãos dos países membros, elevando ainda mais as taxas de desemprego no bloco.
  • D o presidente Donald Trump assinou, em 2017, uma ordem para retirar o país do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, na sigla em inglês).
  • E Criada no ano de 2017, a Associação de Livre-comércio do Pacífico tornou-se o maior bloco econômico em vigor do mundo, já que as trocas comerciais feitas por países do bloco, como China, EUA, Índia e Rússia, representam 60% da economia mundial.