Questão 2 Comentada - Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) - Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4 - ESAF (2016)

A escolha do tipo de pavimento de um aeródromo depende das características da aeronave de projeto, de requisitos operacionais e das condições geológicas do local escolhido. O Método ACN-PCN é utilizado para notificar a resistência de pavimentos destinados a aeronaves de mais de 5.700 kg. O Número de Classificação de Pavimentos (PCN) expressa a capacidade de suporte de um pavimento para operações sem restrição. O Número de Classificação de Aeronaves (ACN) expressa o efeito relativo de uma aeronave sobre um pavimento para uma categoria padrão de subleito especificada. De acordo com o RBAC 154 de projeto de aeródromos, na notificação da resistência do pavimento de um aeródromo, não é exigido comunicar:

  • A o método de avaliação técnica de pavimentos.
  • B o fator de segurança de projeto da resistência do solo.
  • C a categoria de resistência do subleito.
  • D o tipo de pavimento (rígido ou flexível).
  • E a pressão máxima admissível dos pneus da aeronave.