A cerâmica é uma técnica presente em diferentes culturas e nos mais diversos tipos de objetos (utilitários, artísticos, de construção, artesanato ou artefato), produzidos com as mais diferentes técnicas, estilos e usos. Sobre a conservação-restauração das cerâmicas, é INCORRETO afirmar:
- A Apesar da resistência adquirida na queima, a cerâmica pode sofrer desgastes, fissuras, fraturas e outras alterações quando submetidas a impactos.
- B As cerâmicas arqueológicas podem ser encontradas em diferentes estágios de conservação, e quanto mais porosas, maior será a probabilidade de absorção dos diversos tipos de sais que podem estar no solo, dissolvidos em soluções que migram pela porosidade do material e que são depositadas no interior dos poros da peça cerâmica.
- C Podem apresentar os mais diferentes tipos de biodeterioração, como, por exemplo, a presença de fungos e microalgas.
- D A cerâmica arqueológica de coleções da pré-história americana geralmente é muito resistente, mesmo que sua queima tenha sido com uma temperatura baixa.
- E Quando a interface entre a camada cerâmica e a camada vitrificada tem uma zona de transição que funde os componentes de ambas as camadas, o destacamento da vitrificação é mais difícil de ocorrer.