Questão 113 Comentada - Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar - VUNESP (2023)

No que concerne ao concurso de pessoas previsto no Código Penal Militar, é correto afirmar que:

  • A no crime de motim, a pena é aumentada de metade para os cabeças.
  • B na prática de crime de autoria coletiva necessária, reputam-se cabeças os que dirigem, provocam, instigam ou excitam a ação.
  • C na prática de crime de autoria coletiva necessária, reputam-se cabeças apenas os Oficiais e Graduados que estiverem presentes no local da infração.
  • D no crime de revolta, a pena é aumentada de metade para os cabeças.
  • E a figura do cabeça contemplada na hipótese de prática de crime de autoria coletiva necessária foi derrogada do Código Penal Militar em razão de recente decisão do Superior Tribunal Militar.

Gabarito comentado da Questão 113 - Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar - VUNESP (2023)

A análise da questão sobre crimes militares requer o conhecimento do Código Penal Militar (CPM). A – Incorreta. A questão trata do crime de motim. A majorante da pena para os "cabeças" no crime de motim, conforme o art. 149 do CPM, é de um terço. Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados: (...) Pena - reclusão, de quatro a oito anos, com aumento de um terço para os cabeças. B – Correta. A definição de "cabeças" em crimes de autoria coletiva necessária está no art. 53, §4º do CPM. São co...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium