Banco do Nordeste do Brasil S.A. - Analista Bancário (FGV - 2014) Questão 40

A tabela abaixo apresenta as taxas de crescimento do PIB dos estados do Nordeste comparativamente ao do Brasil, nas últimas quatro décadas.



Com base em seus conhecimentos e nos dados fornecidos pela tabela, analise a(s) afirmativa(s) a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

- A economia nordestina apresentou um desempenho econômico favorável entre 1970 e 1980, quando o PIB regional cresceu, em média, a 8,7% ao ano, e superou a taxa de crescimento médio do Brasil para esse mesmo período.
- A partir da década de 1980, as taxas de crescimento diminuíram, em função do contexto difícil da economia brasileira, de que são exemplo a crise da dívida externa, os elevados índices de inflação e a adoção de políticas restritivas ao crescimento.
- Nos períodos de 1980-1990 e de 1990-2000, as chamadas "décadas perdidas", a economia nordestina apresentou uma taxa média total de crescimento levemente inferior à média brasileira.
- A partir de 2000, o desempenho do PIB do Nordeste retomou um índice de crescimento superior à média brasileira, embora ainda inferior aos números obtidos na década de 1970.

A sequência correta é:

  • A V - F - F - V;
  • B V - V - F - V;
  • C V - V - F - F;
  • D V - V - V - F;
  • E F - V - F – V.

Encontre mais questões

Voltar