Durante as concretagens na construção do novo prédio da Reitoria da Universidade Federal do Pará, no campus Guamá em Belém, uma das principais preocupações técnicas foi garantir o cuidado antes do lançamento do concreto nas formas. Tais cuidados, conforme a NBR 14931 (ABNT, 2023), são os seguintes:
- A antes da colocação do concreto, a conferência das medidas pode não ser estritamente necessária, já que, pela experiência, o mestre de obras conhece bem a geometria dos elementos estruturais, permitindo confiança em seu julgamento sem necessidade de verificação.
- B a homogeneidade do concreto é secundária; o foco principal deve ser na rapidez do processo para respeitar prazos de construção rigorosos.
- C antes do lançamento do concreto, devem ser devidamente conferidas as dimensões e a posição (nivelamento e prumo) das formas, a fim de assegurar que a geometria dos elementos estruturais e da estrutura como um todo esteja conforme o estabelecido no projeto estrutural, com as tolerâncias previstas estritamente em norma. A superfície interna das formas deve ser limpa e verificada a condição de estanqueidade das juntas, de maneira a evitar a perda de agregados do concreto. Nas formas de paredes, pilares e vigas estreitas e altas, não devem ser deixadas aberturas provisórias próximas ao fundo para evitar problemas de cura, para limpeza. Formas construídas com materiais que absorvam a água de amassamento do concreto devem ser molhadas até a saturação, para minimizar a perda de água do concreto, fazendo-se furos para escoamento da água em excesso, salvo especificação contrária no projeto do sistema de formas.
- D antes do lançamento do concreto, devem ser devidamente conferidas as dimensões e a posição (nivelamento e prumo) das formas, a fim de assegurar que a geometria dos elementos estruturais e da estrutura como um todo estejam conforme o estabelecido no projeto estrutural, com as tolerâncias previstas em norma, ou nas especificações do projeto. A superfície interna das formas deve ser limpa e verificada a condição de estanqueidade das juntas, de maneira a evitar a perda de pasta e argamassa. Nas formas de paredes, pilares e vigas estreitas e altas, devem ser deixadas aberturas provisórias próximas ao fundo, para limpeza. Formas construídas com materiais que absorvam a água de amassamento do concreto devem ser molhadas até a saturação, para minimizar a perda de água do concreto, fazendo-se furos para escoamento da água em excesso, salvo especificação contrária no projeto do sistema de formas.
- E apenas medição das quantidades dos materiais para assegurar a resistência do concreto.