Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC (FURB) - Assistente Administrativo (2021) Questão 2

O texto abaixo se refere à questão:

Fundado em 1991, pela professora Zelinda Maria Braga Hirano, então professora do curso de Ciências Biológicas da FURB, o Projeto Bugio completou 30 anos no dia 22 de março. Para marcar essa data tão importante, a FURB TV produziu uma reportagem no Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial (Cepesbi), mantido em parceria entre a Universidade de Blumenau e a prefeitura da cidade de Indaial para a realização do projeto. A reportagem recebeu, também, depoimentos de todo o país e do exterior de pesquisadores que _____ o Projeto Bugio como referência da conservação de primatas.

“A maior conquista do projeto é o reconhecimento internacional deste centro e também na formação de pessoas. _____ gente do Brasil inteiro fazer estágio voluntário para aprender a manejar esses animais. A gente serve de referência mundial hoje para o manejo de Alouatta Guariba Clamitans”, comemora a professora Zelinda.[...]

O Projeto

Os bugios chegam ao Cepesbi por meio da Polícia Ambiental. Atualmente, 49 bugios são mantidos no projeto. Eles recebem seis refeições por dia, entre folhas e frutas, e são cuidados por 15 pessoas, entre veterinários, biólogos, estagiários e bolsistas.

Antigamente, os animais que tinham condições eram devolvidos para a natureza, mas neste momento eles são mantidos em cativeiro por causa do surto de febre amarela que atinge Santa Catarina desde novembro de 2019, como explica a Coordenadora do projeto, Sheila Francisco. “Aqui, nós recebemos só os animais que não estão em condições de voltar pra natureza e, agora, durante o surto da febre amarela, que não podem ser soltos, _____ eventualmente podem vir a morrer por causa da doença”. A febre amarela é causada, tanto nos humanos quanto nos primatas, pelo mosquito Aedes Aegipty. Assim, os bugios não transmitem a doença, mas sim são vítimas como o ser humano. A única forma de prevenir a febre amarela é se vacinando.[...]
Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/projeto-bugio-comemora-30-anos-reconhecido-como-referencia/8600.
Acesso em: 25/mar/2021.


Em “...como explica a Coordenadora do projeto, Sheila Francisco.” e “...mas sim são vítimas como o ser humano.”, os termos destacados expressam, respectivamente, as ideias de:

  • A causa – conformidade
  • B conformidade – comparação
  • C comparação – causa
  • D comparação – comparação
  • E causa – causa

Encontre mais questões

Voltar