Questão 5 Comentada - SAMAE Abatiá | Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Abatiá - Paraná (SAMAE Abatiá) - Oficial Administrativo (2022)

Considere o fragmento de texto abaixo para a questão.

Galinhas

RAFAEL BARRETT

   Enquanto não possuía nada além da minha cama e dos meus livros, eu estava feliz. Agora eu possuo nove galinhas e um galo, e minha alma está perturbada. A propriedade me tornou cruel.
  Sempre que comprava uma galinha, amarrava-a por dois dias a uma árvore, para impor a minha morada, destruindo em sua memória frágil o amor a sua antiga residência. Remendei a cerca do meu quintal, a fim de evitar a evasão das minhas aves e a invasão de raposas de quatro e dois pés.
  Eu me isolei, fortifiquei a fronteira, tracei uma linha diabólica entre mim e meu vizinho. Dividi a humanidade em duas categorias: eu, dono das minhas galinhas, e os outros que podiam tirá-las de mim.
   Eu defini o crime. O mundo encheu-se para mim de alegados ladrões, e pela primeira vez eu lancei do outro lado da cerca um olhar hostil. [...]

Texto original: “Galinhas”, de Rafael Barrett (Paraguai, 1910). Texto traduzido para o português acessado em: https://viladeutopia.com.br/galinhas/ (com alterações)



Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Sintaticamente, os adjetivos empregados no 1º parágrafo não poderiam ser excluídos; já a exclusão dos adjetivos do 2º parágrafo não resultaria em problema na construção da frase, apenas em prejuízo semântico.
  • B No 2º parágrafo, a preposição “para” introduz uma relação semântica do mesmo tipo daquela introduzida pela locução prepositiva “a fim de”, no mesmo parágrafo.
  • C O último período do 1º parágrafo aponta para o sentido de ‘causa’ em relação ao conteúdo dado nos outros períodos do mesmo parágrafo. Tal interpretação semântica é observada também na última oração do 4º parágrafo.
  • D Na oração adverbial “Enquanto não possuía nada além da minha cama e dos meus livros” (1º parágrafo) ocorre uma dupla negativa, a qual é adequada mesmo em contextos mais formais de uso da língua escrita.