Questão 5 do Concurso Prefeitura Municipal de Presidente Nereu - Psicólogo (2021)

Leia o texto abaixo e responda a questão.


Pandemia e tecnologia: estamos sendo vigiados?


O mundo já não é mais o mesmo do final de 2019. A pandemia do Coronavírus tem, certamente, modificado muito dos nossos hábitos. Neste novo normal, a tecnologia, que já vinha ocupando um espaço significativo nas relações humanas, passou a ser o centro das comunicações e a unir a sociedade de um modo nunca visto antes. Em tempos de isolamento social, embora distante das ruas movimentadas, os “rastros pessoais” multiplicam-se em novas plataformas que vão desde o home-office ao TikTok. Este último, com mais de 100 milhões de instalações, foi um dos aplicativos mais baixados no mundo no mês de maio.

Estes rastros, também chamados de dados, são informações particulares do usuário que criam a sua identidade digital. É a partir deles que os algoritmos podem lhe proporcionar uma melhor qualidade na navegação em rede. Assim se explica a razão do Google já conhecer a sua pergunta na barra de pesquisa ou o anúncio no Youtube coincidir com o seu desejo[...]

Rahellen Ramos Redação adaptada :< https://www.politize.com.br/pandemia-e-tecnologia/ Publicado em 1 de julho de 2020>



Assinale a alternativa na qual a frase indica um verbo no pretérito perfeito do indicativo e outro verbo no gerúndio:
  • A “Assim se explica a razão do Google já conhecer a sua pergunta...”
  • B “Estes rastros, também chamados de dados, são informações particulares do usuário que criam a sua identidade digital.”
  • C “Neste novo normal, a tecnologia, que já vinha ocupando um espaço significativo nas relações humanas,”
  • D “A pandemia do Coronavírus tem, certamente, modificado muito dos nossos hábitos.”