Úlcera por pressão, ferida por pressão, úlcera de decúbito e ferida do leito são termos usados para descrever o comprometimento da integridade da pele relacionado com pressão sem alívio e prolongada. O técnico de enfermagem deve estar atento a qualquer sinal de formação dessa lesão, considerada um dos eventos adversos mais comuns em internamentos hospitalares. Em relação ao tema, é correto afirmar:
- A A evolução da úlcera por pressão costuma ser lenta, o que favorece o tratamento caso seja avaliado desde seu estágio inicial.
- B A presença e a duração da umidade na pele reduzem o risco de formação da úlcera, pois melhoram aspectos da circulação sanguínea na região.
- C Faz parte da avaliação da ferida a análise do exsudato, pois sua presença indica a evolução para uma boa cicatrização.
- D O banho, a troca de decúbito e o exame físico são considerados os momentos mais adequados para que o técnico de enfermagem desenvolva uma observação minuciosa acerca de qualquer evidência de início de úlcera por pressão.
- E O técnico de enfermagem deve comunicar à equipe médica, responsável pelo curativo, caso perceba a presença de fatores associados ao risco para formação da úlcera por pressão.