[...] Os usuários de Direito utilizam as petições como instrumentos de trabalho. Elas são responsáveis por intermediar a relação de trabalho com seus clientes. Assim, é necessário que eles tenham o domínio das normas gramaticais e da variedade lexical, a fim de tornar o documento mais inteligível.Trata-se, portanto, não somente de elementos redacionais, como coesão, concisão e coerência. A somatória desses conhecimentos corrobora para a melhoria da produção e da elocução.
O fato dos usuários de Direito aprenderem, compreenderem e internalizarem as normas de língua portuguesa faz com que possíveis erros gramaticais não comprometam instrumentos de trabalho como as petições, que é de uso comum para tal profissão.
Ainda que o ensino da língua portuguesa seja considerado importantíssimo, há uma lacuna a ser vencida, pois ele é aquém do considerado ideal, principalmente, em função da deficiência do ensino das séries iniciais que se estende até o ensino superior [...].
Texto extraído e adaptado da artigo: "A colocação pronominal na visão dos gramáticos da língua portuguesa", de Jonas Rodrigo Gonçalves e Kátia Letícia Dantas Tavares de Sousa.
No âmbito da gramática, o texto apresenta um uma situação em que o conteúdo contrasta com a proposição da oração principal, qual seria ela?
- A A relação entre a elaboração de uma petição e a adequação às regras gramaticais.
- B A dificuldade de internalizar as normas da língua portuguesa.
- C A deficiência do ensino da língua portuguesa no Brasil.
- D O vínculo entre a má elaboração das petições e os erros gramaticais.
- E A relatividade entre o usuário de Direito e sua má formação educacional.