Desde a antiguidade o corpo tende a ser considerado uma prisão. [...] Na modernidade o corpo é alienado, reificado na sua condição de trabalhador, escravizado ao tempo e rebaixado à sua condição natural [...] sem capacidade de constituir a consciência. [...] Ao mesmo tempo, ele é desejado e proibido [...] como algo natural a busca pela felicidade [...] pode ser alcançada após o sacrifício, a dor e o sofrimento.
(BAPTISTA, 2013.)
Com a afirmação de Baptista (2013), pode-se refletir sobre o papel da Educação Física ao Ensino Médio e sobre como contribuir para a formação de educandos nesta fase da vida em que buscam a inclusão social e espaço no mundo do trabalho. Tendo isso por premissa, é correto afirmar que a Educação Física pode contribuir com aprendizagens sobre como
- A ter um corpo produtivo a partir das práticas corporais.
- B o corpo se transforma em mercadoria no mundo do trabalho.
- C desenvolver atividades físicas específicas para se ter um aprimoramento das técnicas corporais e atender as exigências do trabalho.
- D ter um corpo saudável para as demandas do trabalho.