Foram inegáveis os desdobramentos socioeconômicos sobre o antigo Norte Goiano fruto da construção da rodovia BR-153, a partir do final da década de 1950. O novo urbanismo da Belém-Brasília trouxe enorme impacto no que se refere ao conjunto de cidades que existiam às margens do rio Tocantins, aos fluxos migratórios e às atividades econômicas da região.
Adaptado de AQUINO, N. Tocantins: cidades e urbanismo em três modelos históricos. In: III Encontro da ANPPAS. Brasília, 2006, p. 8.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente impactos da rodovia BR-153 no processo de territorialização do Tocantins, à exceção de uma. Assinale-a.
Adaptado de AQUINO, N. Tocantins: cidades e urbanismo em três modelos históricos. In: III Encontro da ANPPAS. Brasília, 2006, p. 8.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente impactos da rodovia BR-153 no processo de territorialização do Tocantins, à exceção de uma. Assinale-a.
- A A rodovia foi construída no governo Kubitscheck, em um contexto desenvolvimentista que considerava a expansão rodoviária como um meio para integrar econômica e territorialmente as regiões do país, inclusive o norte goiano que, então, vivia uma situação de abandono.
- B A rodovia Belém-Brasília teve grande importância para a urbanização do atual Tocantins, o que é exemplificado pela quantidade de novas cidades criadas após a sua construção, como Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins e Guaraí.
- C A construção da BR-153 alavancou também os municípios ribeirinhos, pois a navegação fluvial foi intensificada para abastecer as obras em curso, o que transformou esses municípios em satélites econômicos da nova malha urbana instalada ao longo da rodovia.
- D Após a abertura da rodovia, as principais áreas que receberam fluxos migratórios foram a Microrregião de Gurupi – Gurupi e a Microrregião de Porto Nacional – Palmas, para onde se dirigiram pessoas interessadas em trabalhar na construção civil, nos serviços e no comércio, entre outros.
- E A BR-153 permitiu interligar o norte de Goiás, atual Estado do Tocantins, a outras localidades do país, facilitando o escoamento da produção e o acesso a produtos para a região, promovendo o fluxo de mercadorias e serviços.