Uma PCH − Pequena Central Hidrelétrica, com capacidade instalada de 10 MW está sendo implantada em uma região onde alguns condomínios estão sendo construídos e próxima a uma futura área industrial.
Do ponto de vista ambiental, esse tipo de usina ocasiona menos impacto, por ocupar área menor e poder operar próxima a rios de pequeno ou médio porte, desde que na região haja desnível suficiente para gerar potência hidráulica que permita movimentar as turbinas.
Na prática, a PCH é similar a uma usina hidrelétrica de grande porte, sendo constituída por barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de força e sistema de retorno da água ao leito do rio.
Da usina, a rede trifásica segue para uma subestação elevadora que converte para tensão de linha de 13,8 kV, até os transformadores dos postes das ruas dos condomínios (220/127 V) e cabines primárias das indústrias (220/380 V).
Uma equipe trabalha atualmente na instalação elétrica das salas de controle, administração e recepção da PCH. A Figura I apresenta o diagrama da instalação elétrica da recepção.
Outra equipe está realizando a instalação de uma furadeira elétrica de coluna, cujo motor possui os dados de placa conforme se apresenta na Figura II.
Na instalação elétrica da recepção, a enfiação dos cabos nos eletrodutos deve ser auxiliada por
- A um passa fios de polipropileno/aço.
- B um cabo de aço flexível com diâmetro máximo de 10 mm.
- C uma corda de material sintético com diâmetro máximo de 5 mm.
- D um arame com seção máxima de 2 mm2 .
- E uma linha de nylon número 12.