Questão 39 Comentada - Prefeitura Municipal de Cascavel - Professor Temporário (2022)

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os aspectos históricos gerais da educação especial na rede pública municipal de ensino de Cascavel:

  • A Em 1992, foi criado, em Cascavel, o Centro de Atendimento Especializado à Criança (CEACRI), a partir da parceria das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, com a finalidade de atender, exclusivamente, a crianças com deficiências e vinculadas aos programas sociais de baixa renda.
  • B Em 2008, a SEMED ofertou formação continuada de professores em diferentes áreas da deficiência: Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/Superdotação.
  • C Com base na Deliberação CEE/PR nº 02/2003, em 2003, foram elaboradas novas normativas para a modalidade de educação especial na educação básica, com a introdução das salas de recursos, em substituição gradativa das classes especiais.
  • D O Decreto nº 15.239/2020, do município de Cascavel, cria e implanta a Clínica Escola para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a finalidade de proporcionar a escolarização das pessoas com TEA na direção da inclusão ou permanência na rede regular de ensino.
  • E Na rede pública, a avaliação Psicoeducacional em contexto escolar parte do trabalho desenvolvido pelos professores, que, ao notarem as dificuldades no percurso escolar do aluno, em conjunto com a equipe pedagógica, fazem acompanhamentos e intervenções por intermédio de recursos pedagógicos e estratégias adequadas às necessidades do aluno.