Questão 60 Comentada - Prefeitura de Cariacica-2 - Engenheiro Agrônomo - Prova IDESG (2025)

Um agricultor deseja identificar corretamente espécies de gramíneas utilizadas em sua propriedade (Panicum, Tifton, Braquiária, Sorgo e Milheto). Essas gramíneas possuem inflorescências e características morfológicas distintas, que podem ser usadas para diferenciá-las. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a morfologia e o tipo de inflorescência predominante dessas gramíneas?

  • A Panicum: inflorescência em panícula com ramos finos e flexíveis; Tifton: inflorescência em espiga ramificada e ereta; Braquiária: inflorescência em panícula compacta com colmos subterrâneos; Sorgo: inflorescência em racemos soltos e arqueados; Milheto: inflorescência em panícula aberta e dispersa.
  • B Panicum: inflorescência em panícula aberta com ramos delicados; Tifton: inflorescência em espiga com flores dispostas em fileiras duplas; Braquiária: inflorescência em racemo com poucas espiguetas; Sorgo: inflorescência em espiguetas compactas com bainha foliar curta; Milheto: inflorescência em panícula densa e ereta.
  • C Panicum: inflorescência em racemos eretos e agrupados; Tifton: inflorescência em panícula solta com espiguetas numerosas; Braquiária: inflorescência em panícula aberta com ramos divergentes; Sorgo: inflorescência em espiga única compacta; Milheto: inflorescência em racemos curtos e pendentes.
  • D Panicum: inflorescência em panícula aberta com ramificações longas; Tifton: inflorescência em racemos finos e arqueados; Braquiária: inflorescência em racemos múltiplos dispostos em forma de leque; Sorgo: inflorescência em panícula compacta com colmos suculentos; Milheto: inflorescência em espiga cilíndrica e longa.