Diversos fatores podem fazer com que o valor contábil de um ativo não corresponda ao seu valor justo.Assim, se após o reconhecimento inicial de uma classe de ativo imobilizado ou intangível a entidade adotar esse método de mensuração, é necessário que periodicamente esses bens passem por um processo visando adequar o seu valor contábil. A alternativa que contém uma declaração verdadeira sobre a reavaliação de um ativo imobilizado é a seguinte:
- A Quando um item do ativo imobilizado é reavaliado, a depreciação acumulada na data da reavaliação não deve ser eliminada contra o valor contábil bruto do ativo.
- B Os itens da classe de contas do ativo imobilizado são reavaliados em sequência para que seja evitada a reavaliação seletiva de ativos.
- C Se um item do ativo imobilizado for reavaliado, é desnecessário que toda a classe de contas do ativo imobilizado à qual pertence esse ativo seja reavaliada.
- D O valor do ajuste decorrente da atualização ou da eliminação da depreciação acumulada faz parte do aumento ou da diminuição no valor contábil registrado.
- E Na reavaliação de bens imóveis específicos, a estimativa do valor justo pode ser realizada utilizando-se o valor histórico do bem devidamente depreciado.