Questão 23 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Analista Judiciário (2017)

Considerando as informações feitas nos trechos de reportagem que seguem, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e possa ser concluída com base no que se apresenta nos textos.


O supermercado Edeka, em Hamburgo, na Alemanha, surpreendeu seus clientes e vendeu por um dia apenas produtos alemães. Quem chegava ao estabelecimento encontrava prateleiras vazias. No lugar dos produtos estrangeiros, estavam mensagens como “Esta prateleira é muito chata sem diversidade”, “Nossa variedade agora conhece fronteiras”, “Esse é o vazio que fica em uma prateleira sem estrangeiros” e “Seremos mais pobres sem diversidade”.

Redação. Supermercado alemão tira produtos estrangeiros das prateleiras e dá lição sobre xenofobia. Época Negócios Online. 26-Ago-17. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/08/ supermercado- alemao-tira-produtos-estrangeiros- das-prateleiras-e-da-licao-sobre-xenofobia.html. Acesso em: 20/08/2017.


Empresas buscam 'carne verde', para não maltratar boi nem desmatar Amazônia. O McDonald's, por exemplo, anunciou que vai comprar carne proveniente da pecuária sustentável da floresta Amazônica. O Grupo Carrefour Brasil lançou um sistema para monitorar se seus fornecedores de carne bovina cumprem critérios de sustentabilidade. O Walmart, por sua vez, começou a vender em 20 lojas de Brasília e São Paulo a carne sustentável Rebanho Xingu.

Kaoru, Tamara. Empresas buscam 'carne verde', para não maltratar boi nem desmatar Amazônia. Uol Economia. São Paulo: 04-Out-16. Disponível em:https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/10/04/empresas-buscam-carne-verde-para-nao-maltratar-boi-nem-desmataramazonia.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola. Acesso em: 20/08/17.


Com base nessas decisões empresariais, é possível afirmar que

  • A somente no segundo caso vemos a responsabilidade social envolvida, já que essas empresas estão agindo conscientes dos impactos de suas operações na preservação do meio ambiente; no primeiro caso, apenas estão se propondo a discutir uma questão social importante.
  • B ambas as empresas estão agindo com responsabilidade social, pois compreendem que suas decisões afetam a conduta e o bem-estar da sociedade de diversas formas e por isso estão adequando suas operações de modo a evitar impactos, mas também estão produzindo efeitos de conscientização nos consumidores.
  • C produtos estrangeiros e produtos ambientalmente corretos são mais rentáveis e por isso essas empresas precisam mostrar aos consumidores o que estão fazendo.
  • D a diversidade e as questões ambientais deveriam ser uma preocupação das empresas apenas porque elas são uma tendência e não por outras razões.
  • E somente empresas grandes e muito lucrativas, como parecem ser essas, podem investir nesse tipo de campanha e conscientização.