Prova da Universidade do Estado de Maringá (UEM) - Fonoaudiólogo - UEM (2025) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Em relação aos tipos de perda auditiva, analise as afirmativas seguintes:

I) A perda auditiva condutiva ocorre quando há comprometimento na condução do som da orelha externa até a orelha interna.
II) A perda auditiva neurossensorial envolve lesões no nervo auditivo ou na cóclea.
III) A perda auditiva mista é caracterizada por alterações exclusivamente na orelha média.
IV) A perda auditiva central é resultante de alterações nas vias auditivas centrais ou no córtex auditivo.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Sobre os aparelhos auditivos, assinale a alternativa correta.

  • A O aparelho auditivo de condução óssea é indicado principalmente para indivíduos com perda auditiva neurossensorial, uma vez que ele transmite o som diretamente à cóclea, passando pela orelha externa e média.
  • B O aparelho auditivo retroauricular (BTE) é utilizado principalmente em crianças, pois permite a adaptação do volume de som conforme a evolução do crescimento da orelha externa.
  • C O aparelho auditivo intra-auricular (ITE) é mais recomendado para indivíduos com perdas auditivas de severas a profundas, devido à sua maior capacidade amplificadora.
  • D O amplificador de som pessoal (PSA) é considerado uma alternativa eficaz para perda auditiva de moderada à severa, comumente utilizado como uma opção quando o uso do aparelho auditivo não é possível.
  • E A adaptação de um aparelho auditivo sempre deve ser realizada, independentemente da avaliação audiológica, com base apenas nas preferências do paciente quanto ao modelo e ao estilo do dispositivo.

Em relação ao processamento auditivo central, assinale a alternativa correta.

  • A A avaliação do processamento auditivo central deve ser realizada apenas em crianças com queixa de perda auditiva, pois são o único grupo que apresenta alterações nessa área.
  • B O processamento auditivo central refere-se à habilidade do sistema auditivo de identificar, localizar e discriminar os sons, além de integrar e interpretar as informações sonoras, sendo fundamental para a compreensão da linguagem.
  • C A disfunção do processamento auditivo central (DPAC) está sempre associada a perdas auditivas neurossensoriais graves, sendo incapaz de ocorrer isoladamente.
  • D O teste de emissões otoacústicas (EOA) é o mais utilizado para a avaliação do processamento auditivo central, pois avalia diretamente as vias auditivas centrais e a capacidade de processamento do cérebro.
  • E A deficiência no processamento auditivo central pode ser diagnosticada apenas por meio de exames objetivos, não sendo necessário realizar uma avaliação clínica detalhada com o paciente.

Em relação à gagueira, assinale a alternativa correta.

  • A A gagueira é exclusivamente um transtorno de origem emocional, sendo que fatores psicológicos são a única causa conhecida para o desenvolvimento do quadro.
  • B A gagueira pode ser classificada em tipos: a gagueira neurogênica, que ocorre devido a lesões no sistema nervoso central, e a gagueira psicológica, que resulta de traumas emocionais.
  • C O tratamento da gagueira envolve estratégias fonoaudiológicas que buscam melhorar a fluência da fala, podendo incluir técnicas de modulação da respiração, controle do ritmo e relaxamento.
  • D A gagueira não pode ser observada em crianças pequenas, pois é um distúrbio que se desenvolve exclusivamente na adolescência ou na vida adulta.
  • E Presença de bloqueios de fala, repetições e prolongamentos são características observadas apenas em casos de gagueira leve e não se manifestam em quadros mais graves.

Uma criança de 3 anos de idade foi levada ao consultório de fonoaudiologia devido à preocupação dos pais com o atraso na fala. Os pais relatam que a criança não fala frases completas e usa principalmente palavras isoladas para se comunicar. Além disso, a criança apresenta dificuldades em compreender instruções simples, como "pega a bola" ou "dá o brinquedo". Ao ser avaliada, a criança apresenta um vocabulário reduzido e dificuldades para se expressar verbalmente, mas não apresenta sinais de alteração no desenvolvimento motor ou cognitivo.

Considerando esse caso clínico, qual a alternativa correta?

  • A O atraso na linguagem dessa criança pode estar relacionado a uma deficiência auditiva, e a avaliação audiológica é essencial para o diagnóstico diferencial.
  • B A criança apresenta sinais claros de autismo, uma vez que há um atraso na fala e dificuldades de compreensão da linguagem.
  • C O atraso de linguagem nessa faixa etária é sempre causado por fatores emocionais, e a intervenção fonoaudiológica deve focar na parte emocional da criança.
  • D O quadro apresentado é típico de um atraso simples de linguagem, que pode ser resolvido com a espera do desenvolvimento espontâneo, sem a necessidade de intervenção fonoaudiológica.
  • E A avaliação fonoaudiológica pode ser útil, pois pode revelar se o atraso na fala é devido a uma deficiência de linguagem expressiva ou a um transtorno mais complexo, como o transtorno de linguagem receptiva.