Uma criança de 3 anos de idade foi levada ao consultório de fonoaudiologia devido à preocupação dos pais com o atraso na fala. Os pais relatam que a criança não fala frases completas e usa principalmente palavras isoladas para se comunicar. Além disso, a criança apresenta dificuldades em compreender instruções simples, como "pega a bola" ou "dá o brinquedo". Ao ser avaliada, a criança apresenta um vocabulário reduzido e dificuldades para se expressar verbalmente, mas não apresenta sinais de alteração no desenvolvimento motor ou cognitivo.
Considerando esse caso clínico, qual a alternativa correta?
- A O atraso na linguagem dessa criança pode estar relacionado a uma deficiência auditiva, e a avaliação audiológica é essencial para o diagnóstico diferencial.
- B A criança apresenta sinais claros de autismo, uma vez que há um atraso na fala e dificuldades de compreensão da linguagem.
- C O atraso de linguagem nessa faixa etária é sempre causado por fatores emocionais, e a intervenção fonoaudiológica deve focar na parte emocional da criança.
- D O quadro apresentado é típico de um atraso simples de linguagem, que pode ser resolvido com a espera do desenvolvimento espontâneo, sem a necessidade de intervenção fonoaudiológica.
- E A avaliação fonoaudiológica pode ser útil, pois pode revelar se o atraso na fala é devido a uma deficiência de linguagem expressiva ou a um transtorno mais complexo, como o transtorno de linguagem receptiva.