Prova do Tribunal Regional Federal da 4ª Região - Analista Judiciário - Execução de Mandados - FCC (2007) - Questões Comentadas

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O autor do texto vale-se dos conceitos de "particularidade" e "singularidade" para desenvolver a idéia de que

  • A tanto os documentários como as ficções apresentam teses genéricas e abstratas acerca das diferenças entre os grupos étnicos.
  • B as diferenças entre grupos, particularizadas em ensaios e documentários, dão lugar às semelhanças humanas, singularizadas nas ficções.
  • C as diferenças entre grupos são apontadas com maior rigor nas ficções que em ensaios científicos ou documentários étnicos.
  • D os valores singularizados nas ficções ganham maior alcance e compreensão quando particularizados em ensaios ou documentários.
  • E as ficções caracterizam-se pela capacidade de particularizar as experiências humanas singularizadas nos documentários e ensaios.

Considere as seguintes afirmações:

I. Apesar da opinião que tinham seus pais sobre o que deveria constituir a "formação" de um jovem, o autor entregava-se ao prazer que lhe proporcionavam as formas ficcionais.

II. O autor reconhece que documentários e ensaios, ao contrário das ficções, ampliam nossos horizontes e exploram as diversidades da vida social.

III. O poder da ficção, para o autor, está em nos fazer reconhecer, a partir de um indivíduo fictício, o sentido de uma humanidade que é tanto dele como nossa.

Em relação ao texto, está correto somente o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E II e III.

A frase que bem ilustra o que entende o autor por "mágica suplementar" é:

  • A (...) perpetuei e transmiti o respeito de meus pais pelas ficções (...)
  • B Eles sequer exigiam que as ditas ficções fossem edificantes ou tivessem um valor cultural estabelecido.
  • C Certo, documentários e ensaios ampliam nossos horizontes.
  • D Um policial e um Dostoiévski eram tratados com a mesma deferência.
  • E (...) a história fictícia "daquele" afegão o torna meu semelhante e meu irmão.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase ou expressão do texto em:

  • A sequer exigiam que as ditas ficções fossem edificantes = nem ao menos impunham que as supostas atividades tivessem algum valor ficcional.
  • B eram tratados com a mesma deferência = eram considerados como formas indistintas de expressão.
  • C a ficção opera uma mágica suplementar = a ficção se investe de uma magia excessiva.
  • D não de nossas normas morais, mas de nosso pensamento moral = não da moralidade pragmática, mas da moralidade reflexiva.
  • E afastado de nós pela particularidade de seu grupo = que nos impede de reconhecer sua excentricidade étnica.

É INCORRETO afirmar que o autor do texto

  • A considera reprovável a idéia, muito disseminada, de que a ficção é uma "escola de vida".
  • B não deixa de creditar à formação que recebeu em casa um valor que ele próprio viria, quando pai, a incorporar como formador.
  • C deparou-se, ao ler o romance de Khaled Hosseini, com mais um caso em que se pode constatar a "mágica da ficção".
  • D não considera que o caráter ficcional de um romance seja um obstáculo para a compreensão da realidade humana.
  • E entende que uma história fictícia pode ampliar nossos horizontes ainda mais do que um documentário realista.