Prova do Serviço Social do Comércio - Pernambuco (SESC-PE) - Professor - Educação Infantil - IPAD (2010) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A abordagem pedagógica pautada no alfabetizar letrando se diferencia das abordagens tradicionais de alfabetização por incorporar

  • A A utilização de práticas de uso social de leitura e escrita.
  • B O ensino do sistema de escrita alfabética.
  • C A utilização de métodos de alfabetização analíticos.
  • D O trabalho com método analítico em detrimento do sintético.
  • E A codificação e decodificação da escrita de palavras significativas para o aluno.

Sobre o(a) professor(a) que possui domínio da teoria psicogenética é correto afirmar que ele(a):

  • A Compreende que a escrita evolui segundo níveis de domínio do código de transcrição da fala cada vez mais complexos e abrangentes.
  • B Acompanha a evolução da escrita do aluno a partir do momento que ele adquire a prontidão para ler e escrever.
  • C Reconhece em que fase de evolução da escrita se encontra o aluno: silábica, silábica-alfabética ou alfabética.
  • D Tem condições de proporcionar aos alunos atividades significativas e específicas para cada nível rumo à aquisição da leitura e da escrita.
  • E Compreende como meta alfabetizadora a representação gráfica através das letras, relacionando-se aos fonemas das palavras e às sílabas orais.

Segundo Ferreiro, os níveis de construção da escrita são caracterizados pela(o):

1. Distinção entre a representação icônica e não-icônica.
2. Construção de formas de diferenciação intra-figural.
3. Construção de formas de diferenciações inter-figurais.
4. Fonetização da escrita.
5. Segmentação da escrita.

Estão corretas:

  • A 1, 2 e 3, apenas.
  • B 1, 2, 3 e 4.
  • C 2, 4 e 5, apenas.
  • D 3, 4 e 5, apenas.
  • E 1, 2, 3, 4 e 5.

Sobre o erro no processo de aprendizagem é correto afirmar:

1. Tentativa de acerto para evitar o conflito cognitivo, resultante do processo de elaboração particular de cada indivíduo.
2. Demonstração de como o aluno pensa, que dificuldades apresenta e o que é necessário aprender.
3. Evidência do processo extrínseco da aprendizagem do aluno, sendo parte do processo de aprender construtivamente.
4. Possibilita uma intervenção mais significativa, a partir da compreensão de como o aluno constrói suas hipóteses.
5. O erro está relacionado à estratégias reguladoras, devendo ser evitado mediante ações de auto-orientação e controle pelo professor.

Estão corretas:

  • A 1, 2 e 3, apenas.
  • B 2 e 3, apenas.
  • C 2 e 4, apenas.
  • D 1, 2, 4 e 5, apenas.
  • E 1, 2, 3, 4 e 5.

A avaliação formativa valoriza:

1. Uma perspectiva investigativa e reflexiva do professor sobre as aprendizagens do aluno.
2. A classificação e comparação dos níveis de aprendizagens obtidos pelos alunos durante o processo educativo.
3. A interpretação do processo de aprendizagem do aluno, a fim de conhecer seu progresso e recuos e intervir a partir de uma ajuda ajustada.
4. Os resultados e o alcance dos objetivos mensuráveis e observáveis.
5. A modificação e melhoria contínua do aluno mediante o desenvolvimento de propostas educacionais mais adequadas.

Estão corretas:

  • A 1, 2 e 3, apenas.
  • B 2, 3 e 4, apenas.
  • C 1, 3 e 5, apenas.
  • D 3, 4 e 5, apenas.
  • E 1, 2, 3, 4 e 5.