Prova da Prefeitura de Campinas - Instrutor de Práticas Desportivas - VUNESP (2025) - Questões Comentadas

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A leitura da tira permite concluir que

  • A o filho demonstra muito interesse pelas manobras radicais do skate e pouco interesse pelos poetas.
  • B o pai e o filho reconhecem a escrita dos poetas como sendo mais desafiadora do que a prática do skate.
  • C o pai confunde o filho quando tenta associar os desafios do skate ao uso das palavras pelos poetas.
  • D o filho considera o skate um esporte com manobras radicais, diferente do que é a escrita dos poetas.
  • E o pai explica ao filho que a escrita dos poetas envolve desafios, comparando-a com a prática do skate.

A pontuação está em conformidade com a norma-padrão em:

  • A No skate, as manobras radicais precisam do corpo; na poesia, elas precisam das palavras.
  • B Quando se anda de skate, é possível surgir uma manobra radical que sempre, é muito legal.
  • C A prática do skate, fica muito mais legal, com as manobras radicais que utilizam o corpo.
  • D As palavras permitem que, os poetas, façam manobras radicais, como são feitas, com skate.
  • E De um lado manobras feitas com o skate pelos garotos; de outro com palavras, pelos poetas.

De acordo com o editorial, os dados sobre o analfabetismo funcional e a alfabetização no contexto digital revelam que os cidadãos brasileiros, em grande maioria,

  • A conseguem superar os desafios de uma formação escolar deficiente por meio da tecnologia, que, com o letramento digital, lhes vem dando acesso aos estudos.
  • B sofrem com o analfabetismo funcional, fruto da má qualidade da educação, mas conseguem utilizar os recursos tecnológicos sem problemas significativos.
  • C sucumbiram aos avanços tecnológicos devido à dificuldade de realizarem tarefas no meio digital, ainda que tenham tido uma formação escolar sólida.
  • D vivem uma inquestionável condição de despreparo para a vida pessoal e em sociedade, considerando-se as imposições do mundo contemporâneo.
  • E dão pouca importância ao letramento digital, porque perseguem o objetivo de superar o analfabetismo funcional, que limita a participação social.

Considerando-se o sentido expresso pelo advérbio “demais”, no título do texto, e o sentido expresso pelo adjetivo “alarmante”, no 1º parágrafo, conclui-se corretamente que esses termos

  • A se solidarizam para defender o argumento de que a falta de qualidade da educação é problema antigo sem reflexo no presente.
  • B se harmonizam no texto para fortalecer a argumentação em favor de uma educação brasileira de qualidade.
  • C se articulam dialeticamente no texto, fortalecendo a ideia de que a educação nacional superou mazelas do passado.
  • D se prestam a construir uma argumentação contrária aos avanços da educação, mostrando que a brasileira não muda mais.
  • E se orientam em função de uma argumentação que reconhece o desinteresse da população por uma educação de qualidade.

No último parágrafo do texto, quando se diz que o analfabetismo funcional e a falta de habilidades digitais dos brasileiros são “faces da mesma moeda”, o objetivo é afirmar que

  • A ambos representam diferentes facetas de um mesmo problema.
  • B ambos podem ser superados habilmente com recursos da tecnologia.
  • C a hierarquia entre os problemas é pouco evidente para as pessoas.
  • D a solução para esses dois problemas se dá com dinheiro público.
  • E ambos designam aspectos opostos da realidade educacional do país.