Prova do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado da Bahia - Contador - Quadrix (2025) - Questões Comentadas

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Conforme o texto, o principal motivo para a valorização do comércio local é relacionado ao fato de que

  • A é composto de grandes empresas, que podem exportar seus produtos.
  • B funciona como combustível da economia, ao gerar ganhos para toda a região onde está inserido.
  • C é a única forma que a comunidade tem para comprar produtos para o consumo diário.
  • D gera aumento de renda para os proprietários de grandes redes comerciais e industriais dos mercados e das mercearias.
  • E causa maior impacto ambiental e na economia como um todo.

Quanto aos benefícios do comércio local para a comunidade e para os empreendedores, depreende‑se do conteúdo do segundo parágrafo do texto que a construção de identidade comunitária propriamente dita relaciona‑se ao fato de que as empresas locais, muitas vezes,

  • A oferecem produtos e serviços personalizados e de alta qualidade, e a valorização do comércio local pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade.
  • B possibilitam que mais dinheiro permaneça na comunidade quando os consumidores compram localmente, o que leva ao aumento do investimento e do desenvolvimento econômico local.
  • C são responsáveis por uma parcela significativa dos empregos em muitas comunidades, e a valorização do comércio local pode ajudar a mantê‑los e a aumentá‑los.
  • D refletem a personalidade e a cultura da comunidade onde estão localizadas, e a valorização do comércio local pode ajudar a construir uma identidade comunitária forte e unida.
  • E estão situadas em edifícios históricos e arquitetonicamente significativos, que podem ser preservados para as gerações futuras, ao se valorizar o comércio local.

Considerando as informações apresentadas no texto, é correto afirmar que a divulgação geral do comércio local, do ponto de vista da comunidade e dos empreendedores, é considerada

  • A positiva.
  • B neutra.
  • C negativa.
  • D sem sentido.
  • E obrigatória.

No primeiro parágrafo do texto, com relação ao conteúdo posterior à expressão “comércio local”, tem‑se

  • A um conceito.
  • B uma definição.
  • C uma variação.
  • D um contexto.
  • E uma interpretação livre.

Quanto à organização dos períodos do terceiro parágrafo do texto, a reordenação em orações completas que mantém a correção gramatical e as ideias originais do texto é

  • A Para se incentivar o comércio local, são formas comuns seguintes como comprar, sempre que possível, produtos e serviços localmente e divulgar o comércio no boca‑a‑boca.
  • B Fornecer reação positiva aos proprietários de empresas locais, para que possam melhorar produtos e serviços e incentivar o comércio local.
  • C Optar por produtos e serviços que tenham impacto social e ambiental positivo demonstra consciência por parte do consumidor, e é uma das formas de incentivo ao comércio local.
  • D As maneiras mais importantes para incentivar o comércio local são, sempre que possível: divulgar o comércio local nas redes sociais e de boca em boca.
  • E São formas mais comuns para se incentivar o comércio local comprar sempre que possível, produtos e serviços locais e participar das feiras e exposições.