Prova da Câmara de Cerquilho-2 - Oficial Legislativo de Compras e Licitações - VUNESP (2025) - Questões Comentadas

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Ao discorrer sobre a nova política do Ministério da Educação, a autora deixa claro que se trata de uma ação

  • A relevante para o contexto atual da educação matemática, quando se consideram os pífios resultados obtidos pelos alunos nas avaliações nacionais e internacionais.
  • B irrelevante para o letramento matemático dos alunos brasileiros, uma vez que eles conseguem resolver problemas simples envolvendo as quatro operações básicas.
  • C oportuno para a formação matemática e cidadã dos alunos, cujas dificuldades para a compreensão dos números têm sido vencidas com muita dedicação e estudo.
  • D desnecessária para a maioria dos alunos, já que um número pouco expressivo deles tem baixa compreensão dos números e dificuldades para resolver problemas.
  • E prescindível para a educação matemática, uma vez que a área carece de dados sólidos e inquestionáveis que permitam identificar os reais problemas dos alunos.

Quando se comparam a compreensão da matemática e a formação profissional dos cidadãos, conclui-se corretamente que

  • A os estudos de matemática desenvolvidos na escola são suficientes para a garantia de bons salários.
  • B os melhores salários são pagos aos profissionais que se propõem a ensinar o letramento matemático.
  • C a capacidade de trabalhar com números não tem relação com a perspectiva de melhores salários.
  • D os conhecimentos em matemática estão vinculados a uma perspectiva melhor de retorno salarial.
  • E a perspectiva de bons salários independe da escolaridade e dos conhecimentos básicos em matemática.

Considere as passagens:

•  Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo... (1o parágrafo)
•  ... 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. (1o parágrafo)
•  O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático... (3o parágrafo)

No contexto em que estão empregados, os termos destacados significam, correta e respectivamente:

  • A acometer; desempenho; explicitar.
  • B eliminar; aproveitamento; fomentar.
  • C irromper; resultado; estruturar.
  • D corroborar; compreensão; melhorar.
  • E terminar; conhecimento; mudar.

O termo destacado está empregado sem sentido figurado em:

  • A ... para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo... (1o parágrafo)
  • B ... 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina... (1o parágrafo)
  • C Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos... (2o parágrafo)
  • D ... estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos... (3o parágrafo)
  • E ... contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples... (3o parágrafo)

Considere as passagens:

•  ... não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). (2o parágrafo)
•  E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas. (2o parágrafo)

No contexto em que estão empregadas, as expressões destacadas veiculam, correta e respectivamente, sentidos de:

  • A meio; causa; concessão; conclusão.
  • B causa; causa; restrição; comparação.
  • C modo; causa; inclusão; comparação.
  • D modo; explicação; afirmação; consequência.
  • E meio; explicação; afirmação; conclusão.