Questões comentadas de Concursos do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado da Bahia

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Quanto aos benefícios do comércio local para a comunidade e para os empreendedores, depreende‑se do conteúdo do segundo parágrafo do texto que a construção de identidade comunitária propriamente dita relaciona‑se ao fato de que as empresas locais, muitas vezes,

  • A oferecem produtos e serviços personalizados e de alta qualidade, e a valorização do comércio local pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade.
  • B possibilitam que mais dinheiro permaneça na comunidade quando os consumidores compram localmente, o que leva ao aumento do investimento e do desenvolvimento econômico local.
  • C são responsáveis por uma parcela significativa dos empregos em muitas comunidades, e a valorização do comércio local pode ajudar a mantê‑los e a aumentá‑los.
  • D refletem a personalidade e a cultura da comunidade onde estão localizadas, e a valorização do comércio local pode ajudar a construir uma identidade comunitária forte e unida.
  • E estão situadas em edifícios históricos e arquitetonicamente significativos, que podem ser preservados para as gerações futuras, ao se valorizar o comércio local.

Conforme o texto, o principal motivo para a valorização do comércio local é relacionado ao fato de que

  • A é composto de grandes empresas, que podem exportar seus produtos.
  • B funciona como combustível da economia, ao gerar ganhos para toda a região onde está inserido.
  • C é a única forma que a comunidade tem para comprar produtos para o consumo diário.
  • D gera aumento de renda para os proprietários de grandes redes comerciais e industriais dos mercados e das mercearias.
  • E causa maior impacto ambiental e na economia como um todo.

Uma cooperativa de pequenos produtores rurais busca consolidar seu crescimento e expandir sua atuação no mercado regional. A gestão da cooperativa reconhece a importância dos princípios fundamentais da administração para alcançar seus objetivos de forma sustentável.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta uma integração mais complexa e interdependente dos princípios de planejamento, organização, direção e controle por parte da cooperativa.

  • A A diretoria da cooperativa define, anualmente, as metas de produção para cada membro, baseando‑se na demanda histórica e nos recursos disponíveis.
  • B A cooperativa estabelece um organograma formal, definindo os cargos, as responsabilidades e a hierarquia entre os membros e a equipe administrativa.
  • C O presidente da cooperativa realiza reuniões mensais com os líderes de cada grupo de produtores para comunicar as decisões da diretoria e motivá‑los a alcançar as metas.
  • D A cooperativa implementa um sistema de registro e de acompanhamento da produção, comparando os resultados com as metas estabelecidas e utilizando essas informações para ajustar as estratégias futuras e as práticas de cultivo.
  • E A cooperativa decide investir em novas tecnologias de irrigação para aumentar a produtividade, após analisar as tendências de mercado e a disponibilidade de linhas de crédito subsidiadas.

No primeiro parágrafo do texto, com relação ao conteúdo posterior à expressão “comércio local”, tem‑se

  • A um conceito.
  • B uma definição.
  • C uma variação.
  • D um contexto.
  • E uma interpretação livre.

Quanto à organização dos períodos do terceiro parágrafo do texto, a reordenação em orações completas que mantém a correção gramatical e as ideias originais do texto é

  • A Para se incentivar o comércio local, são formas comuns seguintes como comprar, sempre que possível, produtos e serviços localmente e divulgar o comércio no boca‑a‑boca.
  • B Fornecer reação positiva aos proprietários de empresas locais, para que possam melhorar produtos e serviços e incentivar o comércio local.
  • C Optar por produtos e serviços que tenham impacto social e ambiental positivo demonstra consciência por parte do consumidor, e é uma das formas de incentivo ao comércio local.
  • D As maneiras mais importantes para incentivar o comércio local são, sempre que possível: divulgar o comércio local nas redes sociais e de boca em boca.
  • E São formas mais comuns para se incentivar o comércio local comprar sempre que possível, produtos e serviços locais e participar das feiras e exposições.