Questões de Turismo

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Analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:


I - O turismo é uma atividade que vêm se tornando cada vez mais popular no Brasil, sendo um dos principais setores em termos econômicos para os países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Nele ocorre a criação de mercados, originam rendas e fenômenos de consumo. Movimentos financeiros oriundos do turismo trazem resultados expressivos, assim justificam a inclusão dessa atividade em programas de políticas econômicas de países, regiões e municípios. Assim sendo.

II - Considera-se o turismo uma atividade transformadora do espaço, pelo motivo da necessidade da existência de um setor que promova viagens e beneficiam as localidades receptoras dessa atividade. Os resultados que o turismo é capaz de obter são decorrentes de movimentos financeiros causados pelo deslocamento de pessoas.  
  • A As duas assertivas são falsas.
  • B A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
  • C As duas assertivas são verdadeiras.
  • D A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E As duas assertivas são verdadeiras, mas tratam de temáticas diferentes.

O preço do serviço de intermediação remunerada de uma agência de turismo pode originar-se da

  • A comissão recebida dos clientes; do valor que agregar ao preço de custo dos fornecedores de serviços turísticos; e da cobrança facultativa de taxa de serviço do consumidor pelos serviços prestados.
  • B comissão recebida dos clientes; do valor que agregar ao preço de custo dos fornecedores de serviços turísticos; e da cobrança facultativa de taxa de serviço do fornecedor dos serviços prestados.
  • C comissão recebida dos fornecedores; do valor que agregar ao preço de custo dos fornecedores de serviços turísticos; e da cobrança facultativa de taxa de serviço do consumidor pelos serviços prestados. 
  • D comissão recebida dos fornecedores; do valor que agregar ao preço de custo dos fornecedores de serviços turísticos; e da cobrança facultativa de taxa de serviço do governo pelos serviços prestados.

Os projetos têm um ciclo de vida: nascimento, crescimento, formação, modificação e morte. De acordo com Zingoni (2007, p.19), pode-se denominar essas fases como “ciclo do projeto”. As fases do ciclo do projeto que um gestor de turismo deve percorrer em um projeto de lazer são

  • A análise da viabilidade, produção, execução, controle e avaliação.
  • B identificação, elaboração, execução, monitoramento e avaliação.
  • C pesquisa da oferta, elaboração, implementação e avaliação.
  • D diagnóstico, prognóstico, execução, controle e avaliação.

No ano de 1999, a Organização Mundial do Turismo criou o Código Mundial de Ética do Turismo. De acordo com esse código, uma das obrigações dos agentes de desenvolvimento turístico

  • A fornecer aos turistas informações inverídicas sobre os destinos, as condições de viagem e de estadia. O atendimento ao turista deve satisfazer as suas necessidades físicas, emocionais e religiosas.
  • B contribuir para o pleno desenvolvimento cultural dos turistas, sendo ilimitado o exercício, manifestações culturais e religiosas.
  • C vigiar pela segurança, pela prevenção de acidentes, pelas condições sanitárias, pela higiene dos alimentos daqueles que recorram a seus serviços bem como pela existência de sistemas de seguros e de assistência adequados.
  • D isentar as autoridades públicas dos países de destino o estabelecimento dos mecanismos para repatriar turistas nos casos de descumprimento de contrato pelas empresas organizadoras de suas viagens.

O planejamento é essencial para o sucesso de um roteiro turístico. De acordo com Braga e Guerra (2008), o processo de planejamento e organização de pacotes turísticos pode ser dividido em sete etapas. Sendo assim, para a elaboração de pacote turístico, a sequência de etapas é:

  • A concepção inicial; processo de preparação; contatos comerciais e contratações; definição de preço de venda; montagem do material promocional; política de distribuição e venda; reserva e operação.
  • B concepção inicial; política de distribuição e venda, processo de preparação; contatos comerciais e contratações; definição de preço de venda; montagem do material promocional; reserva e operação.
  • C concepção inicial; reserva e operação; processo de preparação; política de distribuição e venda; contatos comerciais e contratações; definição de preço de venda; montagem do material promocional; política de distribuição e venda; famtour.
  • D processo de preparação; contatos comerciais e contratações; definição de preço de venda; política de distribuição e venda; concepção inicial; reserva e operação; montagem do material promocional.