Prova do Tribunal Regional Federal da 3ª Região - Analista Judiciário - FCC (2007) - Questões Comentadas

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O autor considera que falta aos jovens de hoje

  • A um mínimo de discernimento entre o que é real e o que é puro devaneio.
  • B uma confiança maior nas promessas de futuro acenadas pelo mercado de trabalho.
  • C a inspiração para viver que lhes oferecem os que descartaram as idealizações.
  • D a aspiração de perseguir a realização dos sonhos pessoais mais arrojados.
  • E a disposição de se tornarem capazes de usufruir a estabilidade profissional.

Atente para as seguintes afirmações:

I. As múltiplas ficções e informações que circulam no mundo de hoje impedem que os jovens formulem seus projetos levando em conta um parâmetro mais realista.

II. As escolas deveriam ser mais conseqüentes diante da dura realidade do mercado de trabalho e estimular os jovens a serem mais razoáveis em seus sonhos.

III. As ficções que proliferam em nossas telas são assimiladas como divertimento inconseqüente, e não como sinalização inspiradora de uma pluralidade de vidas possíveis.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I, apenas.

No segundo parágrafo, ao estabelecer uma relação entre os jovens e os adultos de hoje, o autor faz ver que

  • A os sonhos continuam sendo os mesmos, para uns e para outros.
  • B os adultos, quando jovens, eram mais conservadores que os jovens de hoje.
  • C os jovens esperam muito mais do que os adultos já obtiveram.
  • D o patamar de realização de vida atingido pelos adultos tornou-se uma meta para os jovens.
  • E a resignação dos adultos constitui a razão de frustração dos jovens.

A expressão hipótese anterior, que surge entre parênteses, faz referência à seguinte passagem do texto:

  • A É possível que (...) as ficções tenham perdido sua função essencial.
  • B Conseqüência: a escola é sempre desinteressante para quem pára de sonhar.
  • C Pode ser que (...) eles se deparem apenas com versões melhoradas da mesma vida (...)
  • D Ora, a capacidade de os adolescentes inventarem seu futuro depende dos sonhos aos quais nós renunciamos.
  • E (...) seja qual for a qualidade dos professores, a escola desperta interesse quando carrega consigo uma promessa de futuro (...).

Certa impropriedade que se verifica no uso da expressão nas entrelinhas das nossas falas poderia ser evitada, sem prejuízo para o sentido pretendido, caso o autor a tivesse substituído por

  • A entre os parênteses das nossas conversas.
  • B no que não se explicita em nossas palavras.
  • C nas assumidas reticências do nosso estilo.
  • D na falta de ênfase de nossas declarações.
  • E no que não se sublinha em nossos discursos.