Questões comentadas de Concursos para Professor A

Limpar Busca

No trecho abaixo, assinale a alternativa em que a classe gramatical do termo “sobressaltado” é corretamente identificada:
“A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado.” (2º parágrafo)

  • A Substantivo.
  • B Verbo.
  • C Pronome.
  • D Advérbio.
  • E Adjetivo.

A construção do texto de Marina Colasanti segue um movimento progressivo em que pequenas mudanças de comportamento geram transformações mais amplas.
Esse efeito é construído, principalmente, pelo uso:

  • A Da reprodução e do paralelismo sintático, que reforçam a ideia de adaptação contínua e inconsciente.
  • B De metáforas e hipérboles, que intensificam a dramaticidade do relato.
  • C De períodos curtos e diretos, que tornam a crítica mais objetiva e racional.
  • D Do uso predominante de frases exclamativas e interrogações retóricas, que evidenciam um tom de indignação constante ao longo do texto.
  • E De descrições detalhadas e grandiosas que exaltam o cenário da vida cotidiana.

Para orientar a elaboração dos currículos de Ciências, as aprendizagens foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental, são elas:

I. A unidade temática Matéria e energia contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia.
II. A unidade temática Vida e evolução propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta.
III. Na unidade temática Terra e Universo, busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles. Ampliam-se experiências de observação do céu, do planeta Terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A I, II, apenas.
  • B II, III, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I, III, apenas.
  • E I, II, III.
“No início do ano, eleitores do estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, receberam ligações telefônicas em que o presidente Joe Biden lhes pedia que não fossem às urnas votar nas eleições primárias estaduais.” (7º parágrafo)
A alternativa que apresenta CORRETAMENTE a análise da colocação pronominal do pronome “lhes” é:
  • A Anteposta.
  • B Próclise.
  • C Ênclise.
  • D Mesóclise.
  • E Nenhuma das alternativas anteriores.
“Se forem notificados e não retirarem o conteúdo ilícito do ar, já que big techs, empresas responsáveis pelas redes sociais ou pelos aplicativos de mensagem instantânea, também sofrerão punições.” (14º parágrafo)
O verbo destacado no trecho acima, está CORRETAMENTE classificado em:
  • A Futuro do presente, modo indicativo.
  • B Pretérito imperfeito, modo subjuntivo.
  • C Presente, modo indicativo.
  • D Futuro do pretérito, modo indicativo.
  • E Futuro, modo subjuntivo.