Questões comentadas de Concursos para Dentista Endodontista

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Para o autor, a afetividade

  • A é uma característica inata das relações humanas e, cuja lapidação e aprimoramento dependem muito mais do trabalho em contexto familiar do que escolar.
  • B deve ser explorada como um componente curricular específico, para que esteja verdadeiramente incorporada ao currículo da escola.
  • C é uma dimensão essencial e complexa para a educação, que tem sido negligenciada, mas precisa ser incorporada às práticas escolares cotidianas.
  • D está circunscrita às relações interpessoais, não interferindo, portanto, nos processos escolares didáticos e administrativos.
  • E representa um obstáculo à racionalidade necessária para uma educação voltada ao desempenho e à objetividade.

O autor inicia os três últimos parágrafos do texto com a expressão “Educação afetiva é”. Esse recurso foi empregado para

  • A apresentar as definições discrepantes de educação afetiva defendidas por autores conceituados da Educação.
  • B demonstrar que a educação afetiva é um conceito inerte, sempre estático em relação às práticas cotidianas da escola.
  • C reforçar a multiplicidade de sentidos e dimensões atribuídas à educação afetiva, destacando seu papel na formação humana.
  • D explicar as diversas acepções do conceito de educação afetiva, a partir de sua aplicação em contextos divergentes.
  • E apontar as diferentes concepções do conceito de educação afetiva, sugerindo a dificuldade de convergi-las no contexto educacional atual.

No trecho do último parágrafo “Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!”, com a expressão destacada, o autor faz referência

  • A ao amor e à paz.
  • B à afetividade e ao amor.
  • C às palavras e às atitudes.
  • D à afetividade e à natureza.
  • E à educação afetiva e à escola.

Assinale a alternativa em que os termos destacados são antônimos.

  • A “… deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas…” (1° parágrafo)
  • B “… sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas…” (2° parágrafo)
  • C “… a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões…” (3° parágrafo)
  • D “… a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real…” (4° parágrafo)
  • E “Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens.” (5° parágrafo)

Está empregada em sentido figurado a palavra destacada no seguinte trecho do texto:

  • A “Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.” (1° parágrafo)
  • B “A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades…” (2° parágrafo)
  • C “Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados…” (3° parágrafo)
  • D “Educação afetiva é erigir alguns valores como ‘sagrados’ para a convivência familiar, escolar e social…” (4° parágrafo)
  • E “É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes.” (5° parágrafo)