Questões comentadas de Concursos para Assistente TI

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Sobre as tensões discursivas homologadas pelos textos I, II e III, é CORRETO afirmar que:

  • A Os três textos convergem para uma homogeneização discursiva que evidencia uma constante consonância entre políticas públicas e práticas sociais.
  • B A caricatura representada no Texto III serve ao propósito de deslegitimar os mecanismos oficiais de combate à fome.
  • C A materialização discursiva da fome nos Textos II e III desloca o sentido político do Texto I, configurando um ato de intertextualidade explícita que reforça a neutralidade estatal.
  • D O Texto I institui um processo de legitimação política mediante o uso de estratégias que visam à construção de credibilidade estatal, enquanto os Textos II e III denunciam, por meio da linguagem metafórica e caricatural, a manutenção da desigualdade.

No trecho do Texto I, em “O documento estabelece 18 estratégias intersetoriais e 219 iniciativas voltadas à segurança alimentar e nutricional e considera desafios como aumento dos preços de alimentos [...]”, a coesão textual é promovida por meio de:

  • A Elipse de elementos repetitivos.
  • B Anáfora e catáfora.
  • C Conjunções subordinativas adversativas.
  • D Encadeamento lógico sequencial.

Assinale a alternativa em que o período é ambíguo.

  • A Wellington Dias afirmou que o plano beneficiará as famílias ao anunciar a medida.
  • B O governo elaborou políticas públicas para combater a fome.
  • C O plano de segurança alimentar foi aprovado pelos ministros.
  • D As novas estratégias beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade.

No Texto II, a representação metafórica da fome como “(...) sereia / De corpo espetacular” é uma operação pragmática de ironia. Nessa perspectiva, é possível AFIRMAR que o uso da ironia:

  • A Funciona como uma estratégia de descrição acrítica do fenômeno da fome.
  • B Constitui uma ferramenta de denúncia, pois, ao ironizar a fome, explicita o desmascaramento do discurso oficial.
  • C Realiza um ato de convencimento, levando o leitor à aceitação passiva das condições representadas.
  • D Estabelece um ato de cortesia linguística, suavizando a representação da miséria.

Em “Me alimento das obras / Que são superfaturadas, / Das verbas que são guiadas / Pro bolsos dos marajás”, os períodos subordinados expressam:

  • A Causa.
  • B Restrição.
  • C Consequência.
  • D Finalidade.